Sem categoria

Você usa lentes de contato?

Você usa lentes? Quais os cuidados que você toma?
Muitos acham que usar lentes de contato é algo muito simples. Puro engano! Exige cuidado e muita higiene para mantê-las sempre em bom estado e para que não prejudiquem a visão.
Eu perdi a conta de quantos anos eu uso lentes. Para quem não sabe, sou super míope! Tenho 6,50 graus em cada olho e morro de medo de pensar em operar!
As minhas lentes são de uso integral, coloco de manhã e só tiro a noite, quando chego em casa! Eu uso óculos, mas muito pouco!
Como sei que não sou a única que tem esse tipo de problema, (de acordo com dados da Sindióptica, cerca de 1,7 milhão de brasileiros faz uso de lentes de contato) acho bacana compartilhar algumas dicas a fim de ajudar, quem usar, a não cometer certo erros.
Vejam os principais erros cometidos pelos usuários, segundo o oftalmologista Renato Neves, diretor-presidente do  Eye Care Hospital de Olhos, de São Paulo:

– Enxaguar as lentes com água corrente. “É um erro quando o paciente lava suas lentes com água de torneira ou do chuveiro, achando que não faz mal. Embora tratada, a água potável não é estéril nem livre de microrganismos que podem atingir a córnea e causar uma infecção.”

Umedecer a lente com saliva ou água comum. “Às vezes, a pessoa sente-se incomodada com as lentes de contato e, na ausência de material de higiene apropriado, toma iniciativa de reposicionar a lente, umedecendo-a com saliva ou água comum. Quando o paciente passa saliva na lente é como se a estivesse mergulhando numa banheira de bactérias. Nesses casos, ou a pessoa usa soro fisiológico, ou recorre às lágrimas artificiais para limpar os olhos e as lentes numa emergência.”

Reaproveitar solução de limpeza. “Quando o paciente resolve usar mais de uma vez a solução de limpeza das lentes de contato, está procurando problemas. Outra vez, é como se estivesse mergulhando suas lentes numa banheira de bactérias antes de colocar nos olhos novamente. Basta um arranhão microscópico na córnea para essas bactérias promoverem uma infecção que pode resultar até mesmo na perda da visão.”

Usar a mesma caixa de lentes de contato por muito tempo. “Se você não tem paciência para limpar e armazenar lentes de contato e caixinhas do modo mais seguro e higiênico possível, melhor considerar lentes descartáveis, óculos ou cirurgia ocular. As caixas que guardam as lentes de contato devem ser trocadas entre três e quatro vezes ao ano. Isso porque ela não está livre de contaminação ao longo do uso.”
As caixinhas precisam ser trocadas pelo menos 4 x ao ano
 
Tampar a caixinha das lentes quando ainda está úmida. “É comum encontrar usuários de lentes de contato que lavam as caixinhas com solução apropriada, mas não permitem que elas sequem completamente antes de tampá-las.”
Usar lentes prescritas há muito tempo. “Tem gente que usa as mesmas lentes de contato prescritas há três, quatro, ou cinco anos. E tem sempre aqueles que usam por um tempo, param, e depois resolvem voltar a usar as mesmas lentes. Trata-se de um erro muito perigoso. Primeiramente, por conta da provável contaminação do material. Depois, porque o grau pode ter sofrido variações ao longo dos anos. Por fim, porque deve ter expirado o prazo de validade do conjunto (lentes, solução, caixa) – aumentando o risco de infecção se o paciente insistir em não passar por nova consulta e adquirir lentes novas.”

Usar as lentes por mais tempo do que o recomendado. “Muitas pessoas acreditam que o pior só acontece com os outros. Assim, vão criando suas próprias regras, como usar as lentes de contato por mais tempo ou ainda dormir com elas. Quando estamos acordados, a córnea recebe oxigênio do ar e das lágrimas que lubrificam os olhos. Quando estamos dormindo, a córnea recebe menos nutrientes, lubrificação e oxigênio. Sendo assim, quando a pessoa não retira as lentes antes de dormir, ela está aumentando exponencialmente o risco de as lentes grudarem ou até mesmo arranharem a córnea.”
Lentes x Maquiagem
 
Colocar as lentes de contato depois da maquiagem. “Um dos erros mais comuns entre as mulheres é fazer toda a maquiagem e, por fim, colocar as lentes de contato. Para evitar que as lentes sejam contaminadas, é importante que elas sejam colocadas antes da maquiagem e que sejam retiradas antes da remoção dos produtos de beleza. Outro detalhe importante: quem faz uso de lentes não deve usar maquiagem à prova d’água, já que, em caso de contato, a limpeza das lentes será bastante dificultada ou impossibilitada.”


Desconsiderar sensação de incômodo provocada pelas lentes. “Na dúvida, é sempre recomendável procurar um médico oftalmologista. Afinal, mesmo que o desconforto, a vermelhidão, ou ainda o embaçamento da visão sejam mínimos, não vale a pena correr o risco de o quadro se agravar. Os olhos têm de estar sempre claros e transparentes.” 

Espero que as dicas tenham sido úteis!

Super beijos, 

Comentários via Facebook

Comentário (s)

Posts relacionados

Nenhum comentário

Deixe uma reposta