Bem-Estar, Saúde

Yoga Massagem Ayurvédica. Ótima opção para corpo, mente e espírito

Nada melhor do que relaxar e estar com mente e corpo totalmente saudáveis. Com a ‘correria nossa de cada dia’ é fundamental tirarmos um tempinho para procurar algo que nos faça sentir bem!

Conversando com uma amiga, que é terapeuta corporal, a Kelly Aquino, descobri a Yoga Massagem Ayurvédica (YMA), que mescla massagem tradicional indiana com alongamentos, flexões e torções das posturas de Yoga. Fiquei encantada com os benefícios, que tanto fazem bem para o corpo, como para a mente e espírito.

massagem

A empolgação foi tanta que fiz uma entrevista com a Kelly e trazer o tema aqui para vocês. Vale a pena ler e conhecer uma pouco mais desta técnica!

30-04-2015 10-39-02

Kelly Aquino, terapeuta corporal

 

Make: O que é a Yoga Massagem Ayurvédica? Como ela é feita?

Kelly: A Yoga Massagem Ayurvédica é considerada por especialistas de várias partes do mundo como uma das mais completas terapias corporais. Sua técnica mescla massagem tradicional indiana com alongamentos, flexões e torções das posturas da Yoga. Ela é feita no chão (sob um colchão fino),  utiliza-se óleos naturais e pó de cálamo, para realizar  toques profundos, deslizamentos, trações e pressões com a mãos e os pés também.

Para você ter uma ideia, esse método tem cerca de 120 manobras de alongamento, cada manobra tem um objetivo específico. Em uma sessão são usadas uma média de 15 manobras, que são escolhidas pelo terapeuta de acordo com as condições e necessidades do paciente.

Make: Para que ela serve e  quem pode fazer? Quais os benefícios físicos e mentais?

Kelly: A Yoga Massagem Ayurvédica é para quem quer melhorar sua qualidade de vida em todos os sentidos. Como é uma massagem que atua diretamente na  abertura, expansão do corpo (musculatura e articulações) alivia tensões musculares, melhora a capacidade respiratória, aumenta o tônus muscular, entre tantos outros benefícios. É muito procurada por atletas, atores e dançarinos. São muitos os benefícios, entre eles:

  • Aumento da capacidade respiratória
  • Relaxamento e bem-estar
  • Alívio de dores e tensões musculares
  • Estimula a circulação sanguínea
  • Realinhamento postural
  • Redução da ansiedade e do estresse
  • Ajuda a combater a prisão de ventre
  • Desbloqueios físicos e emocionais
  • Elimina as toxinas
  • Aumenta a energia vital

Kelly Yoga 3

Make: Ela resolve problemas de saúde?

Kelly: Sim e muitos! É ótima para pessoas com problemas de depressão, ansiedade, insônia, fibromialgia, artrite, reumatismo e dores de cabeça.

Make: É uma mistura de exercícios, respiração e meditação?

Kelly: Exatamente. O método atua de forma intensa no alongamento, respiração e meditação. Está tudo interligado, pois a respiração, que deve ser lenta e profunda, permite obter uma amplitude maior do movimento e trazer a pessoa para o momento presente, resultando num estado meditativo. Os alongamentos, torções e pressões são aprofundados conforme a respiração do paciente. No momento da expiração, aprofunda-se o toque, por exemplo.  A respiração do terapeuta e de quem recebe a massagem, fica sintonizada, é um momento de total presença e concentração de ambos.

Make: Assim como é na Yoga, o paciente ajuda nos movimentos?

Kelly: É uma massagem em que o paciente fica ativo durante toda a sessão, respirando profundamente e fazendo os movimentos sob a orientação do terapeuta. Tanto o terapeuta, como quem está recebendo,  respiram juntos, para facilitar na execução dos movimentos realizados durante a sessão. É uma meditação ativa.

Make: Existe alguma contraindicação ou todos podem receber a Yoga Massagem Ayurvédica?

Kelly: Existem algumas situações em que alguns pacientes não podem fazer. Gestantes, pessoas com trombose, flebite, problemas na pele e algumas doenças mais graves como: câncer, hipertensão arterial não controlada por medicamentos e dissecção arterial.

No caso das pessoas com câncer evita-se fazer porque como a YMA atua de forma intensa na circulação sanguínea, a célula cancerígena pode se espalhar. Porém, alguns pacientes podem receber a massagem sob indicação médica. Agora, em pacientes que já estão curados, essa massagem é bem recomendada, porque elimina as dores nas articulações, ocasionadas durante a quimioterapia, além de fortalecer o sistema imunológico e aumentar a autoestima.

IMG-20150131-WA0039

Make: O paciente sente dor após a massagem?

Kelly: Ele sente alívio. Durante a massagem, trabalha-se toda a musculatura e articulação do corpo, proporcionando relaxamento e eliminação  das dores, inclusive as crônicas.

Make: Qual a duração da massagem?

Kelly: Cada sessão tem duração de mais ou menos uma hora e meia, depende de cada caso.

Make: Como você conheceu a técnica?

Kelly: Tudo começou no teatro, onde tive meu primeiro contato com a Yoga. Desde então, comecei a me interessar e praticar cada vez mais. A transformação (física e espiritual) que senti, me motivou mais ainda. Fui atrás de cursos de formação, porque queria me aprofundar  e um dia me deparei com um curso de formação em Yoga Massagem Ayurvédica. Eu nunca tinha recebido uma massagem ayurvédica, mas quando li o conteúdo do programa, fiquei muito interessada e resolvi fazer o curso mesmo sem saber exatamente o que era. Me apaixonei e senti, literalmente na pele, a transformação em mim. Novamente, quis me aprofundar e a vontade de trabalhar com a Yoga Massagem Ayurvédica e dar  aulas de Yoga foi crescendo. Hoje é minha mais do que minha profissão é minha filosofia de vida. Acredito muito que a Arte e a Yoga, são caminhos transformadores, é o que dá sentido pra minha vida, alimentos para a minha alma.

***

Não é máximo gente!? Eu fique encantada com a técnica e estou louca para fazer!

Se você se interessou, a Kelly atende é de São Paulo e atende várias regiões. Para saber mais sobre o trabalho dela acessem seu blog: Blessed Be Yoga / Email: kellyoga@gmail.com / Tel (Whatsapp): (11) 9 4981-4258

Espero que tenha, gostado!

Super beijos

Comentários via Facebook

Comentário (s)

Posts relacionados

12 comentários

  • Reply Livia 30 de Abril de 2015 at 15:58

    nossa, que incrivel! eu nao sabia que existia um categoria de yoga que tinha linha ayrvedica! eu pratiquei por alguns anos, e queria mt voltar pra yoga, me fazia muito bem!

    http://www.tofucolorido.com.br
    http://www.facebook.com/blogtofucolorido

  • Reply Nanna Barbieri 30 de Abril de 2015 at 21:46

    Nossa, parece ser bem completa mesmo!
    Preciso de algo para me exercitar e relaxar, esta faz as duas ao mesmo tempo!
    Beijos

    Little Bit of Glamour

    • Reply Tatiane Oliveira 6 de Maio de 2015 at 19:35

      Somos duas! Bora tomar vergonha e fazer alguma coisa. Beijos

  • Reply Angela Iaruchiski 1 de Maio de 2015 at 00:23

    Nossa que legal, ainda não tinha ouvido falar dessa massagem , deve ser mara. Bjs

  • Reply Juliana Rossato 1 de Maio de 2015 at 03:08

    Ainda não tinha visto nada sobre essa ” modalidade” do Yoga, achei super interessante. Preciso de algo pra mim.

    Beijos,

  • Reply Henrique Neto 1 de Maio de 2015 at 19:09

    Achei bem legal mesmo, as 2 opções juntas é melhor ainda né?! Tanto tempo que não faço isso!!! Muito bom saber! Beijos amore

  • Reply Aline Magalhães 4 de Maio de 2015 at 01:45

    Que bacana.
    Eu não sabia que existia esse tipo de Yoga e deve ser ótimo os efeitos no corpo.

    Beijinhos,
    Aline Magalhães
    Sacola de Cores

  • Deixe uma reposta